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quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cultura Nordestina


A região nordeste é marcada pela pluralidade cultural em cada estado, podemos afirmar que a nordeste por sua ampla densidade demográfico e por ser uma região que apresenta muitos estados justifica-se a presença de cultura diferente. Enfim, a cultura nordestina é bastante diversificada, por suas influencias indígena, africana e europeia. A riqueza cultural nossa região é visível para além de suas manifestações folclóricas e populares na dança, teatro, literatura é culinária. Na literatura, pode-se cita a literatura popular, conhecida com literatura de cordel e musicas, mostrando ritmos do forro como o xote, baião e xaxado e entre outros, o samba de roda, frevo enfim ritmos marcantes e praticados em cada região do nordeste. O artesanato é uma parte relevante da produção cultural do nordeste, sendo, inclusive o pão de milhares de pessoas por toda a região. Devido à variedade de regional de tradições de artesanato de artesanato, abordando couro, traços articulares como a renda. Culinária nordestina foi formada através da influência das culinárias portuguesa, indígena e africana. A mistura de sabores e temperos foi sendo, aos poucos, sendo formado durante o período colonial.
Os pratos da culinária da região Nordeste caracterizam-se pela presença marcante de temperos fortes e apimentados.
Carne seca (carne de sol ou jabá), peixes e frutos do mar são presenças marcantes quase obrigatórias na culinária do Nordeste.
Os pratos típicos da culinária nordestina são: moqueca, vatapá, buchada de bode, acarajé, sarapatel e sururu.
No café da manhã é comuns a presença da tapioca (feita com farinha de mandioca) e o cuscuz (feito com farinha de milho e leite).
Como no Nordeste é grande a produção de cana-de-açúcar, o melado é muito usado na elaboração de pratos doces. A rapadura também é muito consumida na região.
As frutas tropicais (manga, caju, abacaxi, acerola, etc.) são muito usadas na produção de doces (compotas) e também consumidas in natura.
A canjica, que no Nordeste é feita com milho, é uma espécie de pudim, também muito consumida como sobremesa.
 Dança culinária Aquarela se centra em torno de autenticas danças folclóricas brasileiras, de fantasia trajes e de música. Exibem as três influências principais na cultura brasileira contemporânea: africana, introduzido pelos escravos do 16° ao 19° século; europeu, introduzido pelos colonizadores portugueses e imigração europeia; e a cultura indígena dos brasileiros nativos.
Xaxado
É uma dança popular do sertão nordestino que reflete o som dos sapatos dos camponeses que batem a terra seca. A tradição do Xaxado conta os tempos e as façanhas dos bandidos que de vez em vês governaram no sertão e defenderam os camponeses oprimidos contra os mestres ricos e poderosos do litoral. Aqueles bandidos incluíram os caracteriza históricos de Lampião e Maria Bonita. Curiosamente, os Xaxados mais antigos conta somente com o som das vozes e das coronhas dos fuzis que batem a terra para dar o ritmo.


Maculelé
É uma dança que originou nas plantações do recôncavo durante o período colonial de Brasil e foi executada pelos escravos para comemorar uma colheita boa. Maculelé foi usado também como uma forma de arte material no contexto da defesa e da rebelião dos escravos contra os seus donos.
Samba de Roda
É um tipo de samba e ritmo que virou mais popular no nordeste do país, particularmente na Bahia. Todos dançam juntos num círculo com muita alegria e brincadeira.


Afoxé
Chegou da África com os escravos e na língua dos Yorubas significa “dança da felicidade”. Este tipo de dança serve como base de muitas festas religiosas e animistas em todo o país. É uma mistura intoxicaram de movimento, som, e cores, refletindo a sensualidade e o espírito do Brasil como grande mistura étnica e cultural.
Samba Reggae
É uma mistura de vários ritmos incluindo o afoxé, ijexa, e samba duro com influências do caribe. Paul Simon era o primeiro artista principal para introduzir esta música do samba reggae ao mundo quando tocou e fez turné com a baticada Olodum da Bahia.


Axé
É um jeito de música e dança mui popular com originem em Salvador Bahia. A palavra vem de um cumprimento ritual do sentido de boas vibrações, que estava usado nos cultos de Candomblé e Umbanda.
Axé é a dança do carnaval da Bahia e domina todos os aspectos da cultura popular baiana. Seu rico visual é único no mundo por sua mistura da ginga, dos sorrisos, paqueiros, relances, rostos, vozes, corpos, e cores do povo baiano.
Frevo
é a dança e a música típica do carnaval de rua em Recife/Olinda no nordeste do país. Esta dança é muito rítmica com coreografia individual e passos rápidos. As dançarinas vestem roupas coloridas e carregam um pequeno guarda-chuva. Originalmente, esta dança não usou nenhumas letras, mas confiou unicamente no som dos instrumentos.


Carmen Miranda
Aquarela honra esta artista brasileira como um embaixador da música brasileira ao mundo. Carmen Miranda era uma artista mui talentosa cheia de criatividade e inovação. Seu dançar, canções, e atuação, alem das suas roupas, sapatas, e acessórios - incluindo o chapéu em forma duma cesta de frutas tropicais - definiram sua imagem e estilo. Pelo seu papel no musical “as ruas de Paris” ela conquistou o público e os críticos na Broadway e ganhou o apelido da “bomba brasileira”.

Gafieira, Dança de Salão, Samba Pagode.
A palavra “Gafieira” vem da palavra Frances “gaffe” (gafe) e alude o aos salões e os bares onde a classe operária carioca festejava desde começo do 20o século. A dança de Gafieira caracteriza um repertorie extraordinário e vasto de estilos cujas raízes urbanas de fim de século são pouco conhecidas sabidas pouco entre fãs internacionais. Estes incluem lambado, lundu, haverá polka, xotis, tango, maxixe, batuque e uma forma rara, mas encantadora de samba de gafieira conhecida como “partido alto”. Hoje Gafieira permanece a música e a dança da classe operária urbana do Rio de Janeiro, sendo mantido vivo e se desenvolvendo numa experiência completamente contemporânea.


Passistas
Chamados também sambistas são as dançarinas principais nos desfiles de carnaval do Rio de Janeiro e atuam geralmente na terra na frente da bateria, dançando o passo muito rítmico de “Samba no Pé”.
O Samba no pé é uma combinação de ginga, malandragem, elegância, e graça, e é também um dos estilos mais difíceis do samba.
Samba
é o estilo mais famoso da música e dança brasileira. O Samba saiu dos ritmos dos escravos africanos. A palavra "samba" tem origem africana: na língua Quibundo “Samba” significa “ondulação umbilical” Quibundo foi à língua dos africanos indígenas trazidos ao país da região que virou a Angola de hoje. Os atuais estilos de samba se desenvolveram por mutação musical e difusão geográfica. Inicialmente, os escravos africanos celebraram cerimônias segredas baseadas nas suas tradições étnicas e religiosas. O Samba é apenas um entre muitas expressões rítmicas que emergiram nestas épocas: Candomblé, Maracatu, e Capoeira são formas de dança e arte que emergiram durante a mesma era. O Samba é bem conhecido pela sua versatilidade e vitalidade. Embora alguns formulários do Samba permanecessem muito perto aos suas raízes em Afoxé, a maioria dos movimentos mais modernos do Samba envolveram fusões, tais como o samba-reggae ou o samba-funk. Samba de Enredo é o tipo de Samba dominando nos desfiles do carnaval do Rio de Janeiro. Suas letras contam uma história do passado ou presente acompanhado pelo ritmo da batucada. Samba de Enredo se tornou popular nos anos 1920s quando começou a dominar o carnaval do Rio de Janeiro Carnaval, a maior festa do mundo.



 Yvini Lindolfo Dos Santos



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