Minha lista de blogs

terça-feira, 5 de junho de 2012

A Diversidade cultural nordestina


 

       A riqueza cultural da região nordestina é baseada nas manifestações folclóricas populares.
     Na literatura,destacamos a literatura popular de cordel que remonta as numerosas manifestações artísticas de cunho popular com cantores de repentes e de embolada.
     A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular divulgada em folhetos ilustrados num determinado processo chamado de xilogravuras (reprodução de imagem gravada sobre o papel ou em outro suporte). 
     Na música popular encontramos vários ritmos dentre eles destacamos:o coco, xaxado,martelo agalopado,samba de roda, baião, xote, forró, axé, frevo, etc. 
     Na dança,o maracatu, o bumba meu boi e o xaxado fazem a cabeça do povo nordestino soltar o corpo e entrar neste ritmo que contagia.
       O artesanato é parte relevante na produção cultural, devido à variedade regional caracterizada por muitos produtos feitos de argilas, madeira e couro.
     A culinária é bastante variada,onde predomina mais o consumo de carnes sejam elas: bovinas, ovinas e caprinas,sem esquecer de falar dos frutos do mar que se destaca no cardápio dos turistas.
     No mês de Junho, o cardápio é diversificado pelas comidas da época que são: pamonha,canjica,milho assado e cozido,mungunzá,pipoca,arroz doce,bolo de amendoim, de pinhão, de pé-de-moleque,de milho, cocada, paçoca, queijadinha, tapioca, vatapá, batata doce, maçã- do- amor, quentão,etc.
     As quadrilhas são inspiradas em danças nobre francesas cheias de muita harmonia e alegria.Não podemos deixar de falar dos fogos de artifícios que deixam as noites deste mês com um brilho diferente e grandioso.
     Outro costume tradicional é a questão das fogueiras que representa a homenagem aos três santos: Santo Antônio,São João e São Pedro.O mastro que representa a fertilidade e o casamento caipira tradicional, e as simpatias que as moças fazem para saber com quem elas vão se casar.
     Neste grande dia é de costume algumas famílias usarem roupas de caipiras e arriscar um arrasta-pé e sempre atento aos balões evitando o risco de incêndios e queimadas.
     Somos felizes em vivermos no Nordeste brasileiro em que temos uma cultura rica em diversidade. 

Aluna: Helaine de Souza Maciel-2º ano branco - manhã 

    











2 comentários: